sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Princípios SOLID: O que são?

SOLID são cinco princípios básicos de programação e design orientados a objeto, introduzidos por Robert C. Martin no início dos anos 2000:

SRP: Single Responsibility Principle (Princípio da Responsabilidade Única). Noção de que um objeto deve possuir uma única responsabilidade.

OCP: Open/Closed Principle (Princípio Aberto / Fechado). Noção de que o software deve ser aberto para extensão, mas fechado para modificação.

LSP: Liskov Substitution Principle (Princípio da Substituição de Liskov). Noção de que objetos devem ser substituídos por instâncias de seus subtipos, sem afetar a correção do programa.

ISP: Interface Segregation Principle (Princípio de Segregação da Interface). Muitas interfaces específicas são melhores do que uma interface de uso geral.

DIP: Dependency Inversion Principle (Princípio de Inversão da Dependência). Noção de que se deve depender de interfaces abstratas e não de classes concretas, uma vez que implementações concretas são mais propensas a mudanças.

Princípios SOLID podem ser aplicados no desenvolvimento de software:

- A fim de remover Code Smells. Desta forma, o desenvolvedor refatora o código fonte do software até que esteja legível e extensível.
- Em conjunto com TDD (Test-Driven Development: desenvolvimento orientado a testes).
- É parte de uma estratégia global de programação ágil e adaptativa.
- Quando os princípios são aplicados em conjunto, aumentam bastante as chances de que o sistema criado seja simples de manter e estender.

Esta foi uma introdução a SOLID. Nos próximos posts farei uma explicação simples de cada um dos princípios aqui mencionados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário